Educação Física

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Goiânia, Goiás, Brazil
Professor de Educação Física com Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2001). Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2004). Graduando 10° Período de Engenharia Civil na Uni-Anhanguera (2020). Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Goiânia (Concursado 2002 e 2017), assumindo atualmente a função de Apoio Técnico Professor na Gerência de Gestão da Rede Física como Gestor de Processos de Obras Públicas da Educação. Atuou na Rede Estadual de Educação de Goiás (Concursado 2004) como Professor efetivo e Técnico de Basquetebol (2004-2013). Tem experiência como Coordenador Pedagógico da Unidade Regional de Educação Maria Helena Bretas da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, como Supervisor de Curso no PRONATEC pelo Instituto Federal de Educação de Goiás, como Professor de Educação Física/Treinador de basquetebol de base no Ensino Fundamental e Médio e como Gestor no Acompanhamento de Processos de Licitação e Contrato de Obras Públicas. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3812780495033308

Ementa da Disciplina de Educação Física



Educação Física na Escola


A importância da Educação Física na educação de crianças e jovens é reconhecida há muito tempo. Buscando uma compreensão desta prática pedagógica, que melhor contemple as possibilidades de uma educação crítica voltada para a formação e o exercício da cidadania, entendemos a Educação Física como disciplina que trata pedagogicamente na escola, de uma área do conhecimento denominada de Cultura Corporal.
O esporte escolar enquanto prática pedagógica, contribui de forma significativa para um desenvolvimento integral dos educando, ajuda-os em seu equilíbrio físico e psíquico, participa da formação de seu caráter, desperta o espírito de iniciativa e responsabilidade e favorece a sua socialização.
No contexto escolar o esporte leva o educando a atuar e participar de experiências individuais e coletivas, dando oportunidade de conhecer-se, de expressar-se, de superar-se, por meio de uma pratica contínua e sistemática.
É tarefa da Educação Física escolar, portanto garantir que todos os alunos(as) desenvolvam de forma democrática e não seletiva suas potencialidades, para que possam usufruir das práticas corporais em beneficio do exercício pleno da cidadania e da melhoria da qualidade de vida.


OBJETIVOS

Conhecer a história, regras, fundamentos básico, técnicas e táticas das modalidades esportivas, assim como suas possibilidades de adaptação.;
Compreender a função social da ginástica, conhecendo seus fundamentos e vivenciando suas diferentes abordagens na atualidade ;
Vivenciar as diferentes manifestações rítmicas e expressivas por meio da vivência e criação de atividades de dança.
Compreender os aspectos históricos e as características da diferentes maneiras de lutas, construindo vivências de algumas manifestações ;
• Reconhecer as possibilidades de vivenciar o lúdico através dos jogos e brincadeiras em atividades coletivas.
Valorizar e usufruir das atividades físicas como recurso para a melhoria da qualidade de vida, compreendo questões relacionadas a nutrição e a saúde.;
Vivenciar os limites e as possibilidades do próprio corpo em atividades cooperativas e competitivas, adotando uma postura não preconceituosa e nem discriminatória.
Desenvolver valores como cooperação, responsabilidade e participação, respeitando a si e aos outros segundo suas capacidades em situações coletivas.



METODOLOGIA

Os processos pedagógicos tem como objetivo estimular à pratica das atividades corporais por parte dos alunos(as). Geralmente são apresentados em formas atividades individuais e coletivas:
- Aulas expositivas e dialogadas;
- Demonstrações práticas, em vídeo e textos;
- Exercícios práticos individuais, em duplas e coletivos;
- Jogos pré-desportivos;
- Leitura orientadas de textos
- Dinâmica de grupo,
- Pesquisas de campo e bibliográficas
- Trabalhos individual ou em grupo

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e processual, sendo realizada por um conjunto de observações e testes que permitam diagnosticar a evolução individual e coletiva dos alunos(as) durante as aulas de Educação Física.
Ao final de cada bimestre o registro de avaliação buscará englobar todos os aspectos do plano, procurando identificar o que se assimilou nesse período de tempo. A avaliação constará dos seguintes itens:
· Organização e conhecimento – avaliando a apresentação, a organização e o domínio do conteúdo desenvolvido através de provas, trabalhos, relatórios de práticas, pesquisas e seminários;
· Participação – avaliando a freqüência, a pontualidade, o interesse e participação e desenvolvimentos as atividades práticas do aluno(a) e do grupo nas atividades individuais e coletivas;
Referências Bibliográficas

· BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais, Educação Física: MEC. 1998.
· COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. · FREIRE, J. B. Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1989.
· KUNZ, E. Transformações didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.

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